Formatura
Graduação em Medicina na PUCRS. Só se tem 22 anos uma vez na vida.
Graduado em Medicina aos 22 anos em 1998, cursou Otorrinolaringologia pela USP, em São Paulo/SP, e há 16 anos realiza cirurgias plásticas faciais. Autoridade em rinoplastia, é também Membro Titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face e palestrante em congressos estaduais e nacionais.
Graduação em Medicina na PUCRS. Só se tem 22 anos uma vez na vida.
Sim, fiz especialização em Nefrologia na PUCRS. Orgulho por finalizar, mas não fazia parte da minha jornada.
O Dr. Wilson Dewes foi o médico que me apresentou à rinoplastia. Muitos colegas do Brasil foram iniciados na Plástica Facial por essa pessoa tão querida. Fiz meu primeiro curso com ele ainda no segundo ano da minha especialização. Na foto, Jonathan Sykes e Pietro Palma, na época os presidentes da Sociedade Americana e Europeia de Cirurgia Plástica Facial, respectivamente.
Término da especialização em Otorrinolaringologia na USP de São Paulo. Profs. Perboyre e Caropreso, da Plástica Facial da USP. Naquele momento, era só voltar para o RS, cuidar da família e abrir o consultório.
Pequena. Um banheiro dentro do consultório; ventilador de teto na recepção. Mas era minha...E o que não tinha de conforto, era compensado pela vontade, conhecimentos e equipamentos. Naquela época, eu mesmo, ao término do atendimento, cuidava da esterilização do material. Sim, literalmente fui do aeroporto para o consultório começar a trabalhar e atendi naquele mesmo dia 3 pacientes.
Fui médico Preceptor da Especialização (Residência Médica) do Serviço de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Período 2006-2010. Fui convidado para ser preceptor na USP e na PUCRS antes de terminar a minha especialização. Optei por voltar ao RS e comecei a ensinar rinoplastia na PUCRS, enquanto montava a otoneurologia da instituição.
Mesmo com o título já garantido automaticamente, por ter realizado a formação no Hospital das Clínicas da USP, fiz questão de prestar prova escrita e oral e ratificar o meu esforço durante 3 anos em São Paulo.
Palestrante do Congresso Gaúcho de Otorrinolaringologia. Lembro como se fosse hoje o dia dessa mesa redonda sobre rinoplastia, que impulsionou outros convites para diversos congressos.
Especialização Lato Sensu em Cirurgia Plástica da Face pelo IBPG/SP – Ministério da Educação e Cultura (MEC). Professor Dr. José Roberto Parisi Jurado. Não foi fácil ir a São Paulo todos os meses por 2 anos consecutivos, um alto investimento pessoal, familiar e financeiro...Mas mudou meu destino profissional e começou a direcionar meu caminho na medicina focado na Plástica Facial.
Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia. Tema: nariz desviado (laterorrínea). Desde 2010, todos os anos tenho participado com prazer como palestrante em pelo menos um congresso nacional. O Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e o Congresso da USP são os mais importantes. O aprendizado que adquiro ao estar sempre preparado para palestrar ajuda muito no dia-a-dia do consultório.
Pós-Graduação Lato Sensu em Cirurgia Plástica da Face – Módulo Avançado – pelo IBPG/SP. Instituto Jurado. Tão importante foi essa parte da minha formação, que voltei para cursar o módulo avançado.
Esse foi o melhor congresso que eu já participei. Primeira vez em Chicago, cidade fantástica. A cada 2 anos, volto para continuar o aprimoramento na rinoplastia com os maiores experts do mundo nesse concorrido evento. Já fui a congressos e cursos em Washington, Nova York, Roma, Orlando e diversas outras cidades pelo mundo, sempre em busca das últimas novidades.
Dezenas de cursos, congressos na área da plástica facial, especialmente na rinoplastia. Livros, vídeos, artigos científicos. Mais de uma dúzia de palestras proferidas pelos congressos da especialidade. Estou pronto? Não. "O estudante da rinoplastia nunca se gradua" - Dr. Eugene Tardy. Na foto, Dean Toriumi, de Chicago, maior autoridade atual em rinoplastia.
Inicie aqui seu sonho!.